Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

sábado, 3 de dezembro de 2011

Conhecendo pelos gastos


Existem várias maneiras de se conhecer as pessoas. Dizem que até pelo andar é possível se perceber um pouco da personalidade de cada um. Também, através da letra pode-se conhecer muito da vida de uma pessoa. O conhecimento humano evoluiu bastante nesse sentido. E mesmo assim cada vez conhecemos menos uns aos outros. Entretanto, uma das maneiras de conhecermos uma pessoa é através do modo como gasta ou aplica o seu dinheiro. Pelo caminho das despesas podemos conhecê-la, mesmo sem nunca tê-la visto. O modo como administramos o nosso dinheiro diz muito do que pensamos ou queremos. Ele denuncia o nosso modo de ser. É através dele que, retratamos o nosso mundo interior. Diz a Bíblia que onde estiver o nosso tesouro aí estará o nosso coração. Prova evidente da nossa inclinação é o modo como gastamos o dinheiro que ganhamos ou possuímos.
Daí a necessidade de analisarmos como gastamos o nosso dinheiro. É possível que venhamos a nos conhecer melhor e tirarmos conclusões preciosas sobre nossa vida. Se gastamos muito com determinada coisa e quase nada com outras, é possível que isso venha denunciar as nossas preferências ou, até mesmo o exagero, às vezes em detrimento das outras coisas bem mais importantes. Se este gasto exagerado é com produto de beleza, demonstramos que somos pessoas que primam pela aparência e que somos possuidores de certa vaidade. Até aí tudo bem. Mas, se em contra partida não gastamos nada com uma pessoa em crise, então revelamos que somos insensíveis ao sofrimento humano e portadores de uma boa dosagem de egoísmo. Se as nossas despesas de casal com o lazer são elevadas e quase nada gastamos com os divertimentos das crianças, mostramos que somos um casal de mais curtição entre si, do que com os filhos. O inverso também não é bom. Gastar muito com os filhos e quase nada como casal, tira a beleza e ó equilíbrio da vida a dois.
Como se percebe, uma das maneiras de conhecermos a nós próprios é analisando o que, quanto e com quem gastamos o nosso dinheiro. Também para conhecermos bem uma pessoa, mesmo não convivendo com ela, basta que analisemos como gasta o seu dinheiro. Ai, com certeza, descobriremos um mundo fantástico de valores, filosofia e estilo de vida.
Todavia, esse assunto é de foro muito íntimo. Não podemos analisar facilmente os gastos de uma pessoa. Afinal o dinheiro é dela e ninguém deve julgar o seu uso. Uma coisa, entretanto, podemos fazer. É analisarmos os nossos gastos e meditarmos sobre o porquê e a proporção de cada um. E isso deve ser feito com equilíbrio e muita honestidade. Só assim poderemos tirar lições preciosas para as nossas vidas
Nunca devemos nos esquecer que pelos gastos podemos conhecer uma pessoa, pois eles transmitem o estilo e os princípios da vida de cada um.



José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário