Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MEU PEDIDO DE DESCULPA À XUXA


Por tendência genética ou adquirida, tenho natural inclinação para analisar a conduta humana. Com a minha formação acadêmica em Direito e Pedagogia, essa prática ficou mais acentuada ainda. Sou, pois, por natureza e por formação, um observador dos atos e fatos do cotidiano. E faço isso com muita seriedade e respeito, pois adoro a vida e acredito muito no potencial humano. Amo e admiro demais a criatura humana.
Já escrevi muito sobre celebridades, destacando o lado bom e exemplar de algumas delas, sempre tomando por base as suas atitudes. Mas, nunca mencionei a Xuxa, mesmo que a achasse competente, muito responsável, criteriosa e exigente no que faz, além de ser uma excelente artista, dotada de um semblante e corpo extremamente lindos. É que eu não entendia bem a relação dela com o pai e nem a sua decisão com relação ao seu projeto de ter filhos. Achava estranha essa forma de planejar a formação e o crescimento da família. Todavia, nunca externei ou critiquei. Respeitei a sua decisão. Era um direito dela. Não competia a ninguém interferir nessa questão tão nobre, delicada e extremamente íntima. Pensando assim, foi que guardei no meu interior as minhas deduções sobre a atitude dela. Ficou na minha subjetividade.
Agora, bem recente, a Xuxa numa entrevista no Fantástico, torna público o seu sofrimento na infância e adolescência, período em que foi abusada  sexualmente. E o pior, por um grande “amigo” do pai, pelo namorado da avó e por um professor. Meu Deus!!!
Diante dessa confissão, fiquei pensando no modo errado que analisei a sua maneira de administrar a própria vida familiar. Aprendi, mais ainda, que devemos sempre, sempre, respeitar as decisões pessoais. Elas são tomadas por motivos que, muitas vezes, não são do nosso conhecimento. Têm seus motivos para agir dessa ou daquela forma. Constatei que errei, e por isso peço desculpa à Xuxa, por tê-la rebaixado, mesmo que só no meu íntimo, na minha classificação de ser humano, sem conhecer os reais motivos de suas atitudes.
Aproveito para dizer que a atitude da Xuxa, em revelar algo tão pessoal, foi de extrema coragem. Não é fácil, mas ela fez. E a fez apenas visando encorajar as crianças a enfrentar problemas semelhantes e alertar as mães, no sentido de que olhe, escute e acredite no que a criança está dizendo ou enfrentando. Ela atingiu o seu objetivo, pois nos dias seguintes o Disque Denúncia recebeu mais de 220 mil ligações. Que benção! A campanha de acompanhamento e combate a exploração sexual da criança e adolescente tomou novo impulso. Acredito que a Xuxa foi usada por Deus para ajudar a suavizar o sofrimento da criança vítima de exploração sexual. Digo isso porque Deus sempre demonstrou e incentivou grande amor as crianças e respeito por elas. Na Bíblia, há fartura de textos nesse sentido.
Por essa atitude, a Xuxa, para mim, cresceu, e muito, na condição de criatura humana. Passei a admirá-la como pessoa. Ela deve ter suas falhas, como todos nós as temos. Mas, a sua revelação justifica muito de suas ações e enobrece a sua pessoa. Por isso parabenizo a Xuxa por sua atitude e peço desculpas pelo conceito errado que alimentei no meu interior sobre a sua pessoa, por algum tempo.



José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com