Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

domingo, 24 de junho de 2012

A PESSOA DO GOVERNADOR CID


     Conhecer uma pessoa e identificar o seu perfil, historicamente exigia muita aproximação. Depois, novas formas surgiram e já não é tão necessário a tal da convivência. Pode ser analisando os critérios que ela adota para definir com quem prefere andar; o modo de administrar o seu orçamento pessoal; a maneira de se relacionar com as pessoas; a postura ética; os posicionamentos diante dos problemas; a sua ideologia; sua fala; seus escritos; sua maneira de agir, de se vestir, de cuidar do seu corpo; o seu desempenho profissional, o grau de compromisso consigo próprio e com o outro. Hoje, cientificamente, já se pode definir alguém, apenas pela letra. É impressionante como a nossa letra diz tanto sobre como somos. 

A facilidade de entender o outro, apenas pela percepção obtida, até mesmo em um simples encontro, foi muito forte na pessoa de Jesus. Ele rapidamente interagia e entendia a fragilidade ou a dificuldade da pessoa. Ele logo percebeu a sinceridade e o apego aos bens por parte do moço rico; o sofrimento e angústia da mulher adúltera; a fé e o arrependimento do cobrador de impostos; a hipocrisia e a maldade dos líderes religiosos e tantos outros. Existem muito mais critérios para se conhecer melhor uma pessoa, mas os que já foram ditos são suficientes para entender o comentário que faço a seguir sobre a pessoa do nosso Governador Cid Gomes.

Não o conheço muito, mas sei bastante sobre ele. Por força, talvez, da minha formação em direito e pedagogia, somado à minha bagagem genética, desde cedo, costumo analisar o procedimento das pessoas. Considero-me um observador dos fatos sociais e das atitudes humanas. Por esta razão, fico a vontade para falar sobre a pessoa do Governador Cid Gomes, pois venho analisado a sua maneira de ser como homem público, desde Deputado, Prefeito e Governador.

O que me levou a produzir esse artigo foi a falta de menção honrosa ao que ele tem feito e as duras críticas às sua falhas. O caso mais recente foi emblemático. Aconteceu no período da inauguração da Rodovia 040, da parte que completa a pista dupla até Beberibe. A obra é algo maravilhoso. Tasso e Ciro fizeram a parte inicial e Cid continuou, devendo concluir até Aracati. Quem trafega por aquela banda sabe muito bem os benefícios da obra. Tranqüilidade para as famílias e segurança para os que trafegam. Pois bem, logo após a inauguração, nada de menção honrosa, nada mesmo. Quanto às críticas, ai sim, vieram de montão, variando do excesso(?) de foto censor à falta de detalhes para poder ser inaugurada. Não sou contra as críticas. Elas são necessárias e temos que respeitá-las. Mas, condeno a falta de menção positiva ao que foi feito. O Governo teve de produzir muitos anúncios para poder registrar a beleza do feito. Atente, pois, com independência e respeito, para o que tenho a dizer sobre a pessoa do Governador Cid Gomes.

1- É extremamente trabalhador e obstinado pelo que faz. Visita as obras e empreendimentos de sua administração, exigindo desempenho e compromisso com o cronograma. Acorda cedo, não pára durante o dia e dorme tarde. A mídia registra esse estilo do Governador.
2- Demonstra preocupação com a educação. Quando Prefeito de Sobral realizou um excelente trabalho. Os resultados logo surgiram. Sobral hoje é uma referência em educação. Está tentando conseguir o mesmo no Estado.
3- Planeja com visão de futuro e tem pressa em realizar o que planejou. O Castelão e o Centro de Eventos são bons exemplos.
4- Tem uma sólida educação financeira. Equilibra com maestria receita e despesa. A prova maior é a solidez financeira do Estado.
5- Prima pelo bom relacionamento com as pessoas. Respeita os compromissos que assume. Sofreu até o fim para tentar manter a aliança com a Prefeita.
6- É sentimental. Fica chateado quando as coisas não vão bem. É o que se percebe na opinião dos comentaristas políticos. Suas crises de enxaqueca são conseqüência desse sentimento.
7- Valoriza a sua família. Está sempre presente nas atividades da escola de seus filhos. As escolas de seus filhos podem testemunhar essa virtude.
8- Transmite sinceridade nas declarações que faz, mesmo que não agrade às pessoas. Duas provas contundentes: a) quando o índice de acidente no trânsito, durante um longo fim de semana foi alto, ele comentou em entrevista – “todos focam nas estradas e no policiamento, mas ninguém comentou a irresponsabilidade dos que vinha dirigindo com 160, 180 e até 220 km por hora”; b) na questão de consumo de droga, ele foi taxativo – “é bom não esquecer também a responsabilidade dos pais”.
9- Seus interesses como homem público estão voltados para a coisa pública. Isso está presente em toda a sua trajetória política.
10- Mesmo sendo político, prima pela honestidade e probidade administrativa. A maior prova está em seu patrimônio pessoal e na aprovação de todas as suas contas, como Prefeito, Presidente da Assembléia Legislativa e Governador.
11- Reconhece as suas fragilidades. Não esconde a sua dificuldade de deixar de fumar.
12- É durão e às vezes se excede. Verifiquei esse detalhe pelos jornalistas que registraram em suas matérias, essa maneira de ser do Governador.
13- Apesar do poder que desfruta, não demonstra arrogância, evitando sempre insultar, diminuir ou agredir as pessoas. É o que percebemos em suas entrevistas e pronunciamentos. Termino aqui no 13, em respeito ao longo namoro que manteve com o PT.

É essa aminha opinião sobre a pessoa do Governador Cid Gomes. Respeito quem pensa diferente, mas, a bem da verdade e por questão de justiça, achei por bem enfatizar o que ele fez de bom e como tem sido a sua postura no desempenho de seu madato.

Por fim, não custa nada lembrar que não dependo do governo, não sou candidato a nenhum cargo e não sou amigo particular do Governador Cid Gomes. O que estou fazendo é apenas por questão de admiração à sua pessoa. E por ser um cearense nascido e criado aqui e que tem uma forte paixão e admiração pela história e pelo jeito de ser do povo cearense.


José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com