Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Um cisne diferente

Em uma solenidade, fiquei muito impressionado com um orador, Paraninfo da Turma de Doutores do ABC, quando, ao iniciar o discurso, cumprimentou primeiro as crianças que estavam se formando e, só depois, cumprimentou as demais “autoridades” que estavam compondo a mesa e presentes no recinto. A justificativa foi mais bela ainda: os mais importantes naquele momento são vocês, os Doutores do ABC. Com isso, senti logo que ele era uma pessoa diferente, criativa e corajosa. Quando concluiu o discurso, não tive dúvida, ele era realmente uma pessoa diferente. Constate, você mesmo, lendo o discurso a seguir transcrito, o grande incentivo e uma forte dose de coragem que o texto traz, ajudando-nos a sermos pessoas diferentes, “donas do próprio destino, capitã da própria alma”, termo muito utilizado por Nelson Mandela. Algo tão  maravilhoso, só pode ser escrito por quem  verdadeiramente é e sabe ser diferente.
“Desejo nesta ocasião contar para vocês uma história que ouvi do meu filho de 11 anos. Trata—se da história de uma ave chamada cisne, mas UM CISNE DIFERENTE. Ele era ao mesmo tempo uma ave e uma idéia. Como ave, vivia na lagoa de Maraponga, em Fortaleza-Ce/Brasil. Pois como vocês sabem, os cisnes gostam de viver na água e adoram as margens das lagoas. Como idéia, morava no coração e percorreria vários lugares.
Um dia ele viu que todos os cisnes eram iguais. O que mudava neles era a cor. Mesmo assim, não havia muita variedade. Uns eram brancos com o bico alaranjado; outros brancos com o bico amarelo e outros brancos com o pescoço preto. E ele não queria ser igual a nenhum deles. Desejava continuar sendo cisne, mas um cisne diferente. Pensou em andar e nadar de cabeça para baixo, mas viu que não dava certo: chamava muita atenção e ainda atrapalhava tudo. Pensou em voar só com uma asa, mas notou que rodava, rodava e não saía do local. Pensou em ter um pescoço mais curto, e viu que não tinha jeito. Pensou muitas outras coisas, mas nada dava certo. At que um dia resolveu mudar a cor. Seria um cisne azul. Todavia, ele não desejava se pintar, queria ser transformado normalmente em azul. Queria ser diferente, mas partindo de dentro para fora. Foi pensando assim que passou a viver diferente dos outros. Procurava ser o mais agradável possível. Era útil a todos. Ajudava aos mais fracos, sem se cansar. Amava muito e evitava odiar. Não reclamava e nem xingava. Todos foram notando a sua mudança interior. Ele percebeu que já era um cisne diferente, mas continuava branco. Até que um dia ele sonhou que era azul. Deus havia atendido ao seu desejo de ser azul, como prêmio por ser um cisne de coração diferente. Eis que quando se acordou, o sonho tornara uma realidade, ele era realmente azul. Um lindo e suave azul. O cisne agora estava feliz porque era diferente por dentro e por fora.
Como idéia o cisne era uma escola também diferente, porque não era igual às outras, era uma escola azul.
Vocês também agora são diferentes. Antes não sabiam ler e nem escrever. Hoje já sabem ler jornais, revistas, livros, recados e bilhetes. Também já escrevem tudo o que desejam. Resta agora vocês usarem o que aprenderam, ajudando as pessoas serem mais felizes, o mundo a ser melhor e o Brasil a vencer suas dificuldades. Ninguém deve aprender só para si. Aprendemos para ajudar o próximo. É aí onde está o sentido do aprendizado. Fazendo assim vocês serão doutores do ABC diferentes. Vocês darão tranquilidade às pessoas, vocês serão azuis”.




José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com