Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A BOA RELAÇÃO COM A COMUNIDADE PRÓXIMA À ESCOLA


A preocupação em aferir se o dia a dia da comunidade está sendo afetado pelas atividades desenvolvidas pela escola, ainda é muito recente e pouco praticada. Nesse sentido, o mundo empresarial partiu na frente e já tem em sua estrutura um setor ou alguém monitorando e avaliando o relacionamento com a comunidade vizinha à empresa. A conclusão que chegaram é que a comunidade não pode ser vista como uma inimiga, mas como parceira.
Mesmo não sendo a maioria, boa parte das escolas já tem agido ou procurado agir da melhor forma possível com a comunidade. Para o bom entendimento do assunto e servir de inspiração para os dirigentes educacionais, eis alguns exemplos de práticas exitosas.
Havia um bar muito próximo à faculdade e, muitas vezes, o som dos carros atrapalhava demais as aulas, como também incomodava a vizinhança. A direção procurou o proprietário do bar, relatou o problema e pediu ajuda na solução. Reuniram-se outra vez e pactuaram que seria colocado um cartaz sobre o assunto. Os garçons foram orientados a abordarem os clientes de forma gentil e na busca de um convencimento. O resultado foi excelente. O principal foi o bom relacionamento que ficou entre a faculdade e o bar.
Um grande colégio foi construído bem próximo a uma comunidade carente. A obra incomodava os vizinhos. A atividade da escola ia alterar a rotina da comunidade. O Diretor, percebendo que isso não era bom, procurou o líder comunitário, convidou-o para visitar a obra e conhecer como a escola ia desenvolver o seu trabalho. Instalou-se um clima de relacionamento formidável e duradouro.
Uma faculdade foi transferida para um prédio de vários andares. O diretor percebeu que ia alterar a rotina da vizinhança. Ficou preocupado. Resolveu redigir um texto expondo a chegada da faculdade e colocando-se à disposição para solucionar qualquer problema. Foi às salas de aulas e orientou os alunos a respeitar a vizinhança, zelando pelo merecido sossego dela.
No Conjunto Ceará, uma escola ao completar 30 anos de existência resolveu realizar uma alvorada, acordando a vizinhança com músicas agradáveis, tocadas pela banda que desfilava nas ruas próximas. Era o “BOM DIA CONJUNTO CEARÁ”, que a escola carinhosamente oferecia. As emoções tomaram conta de todos.
Muitas outras ações podiam ser citadas, mas as acima compartilhadas são suficientes para mostrar que atitudes gentis e respeitosas geram um relacionamento saudável e duradouro. 

José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com