Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

domingo, 16 de setembro de 2012

Conflito Saudável


Na vida moderna, quase sempre nos deparamos com situações conflitantes. De tanto ocorrer, já criamos certo pavor a conflitos. Fugimos deles. Preferimos evitá-los. Pensamos que assim é melhor para nós. Realmente, no início temos a sensação de alívio. Por isso, repetidas vezes, fugimos. Só que ele retorna. Não nos deixa quietos por muito tempo. A sensação que evitamos foi passageira. É semelhante a uma gripe ou inflamação mal curada. Ela retorna. Mais forte ainda.
Pode não ser fácil administrar situação conflituosa, mas, com certeza, é edificante. Vale à pena tentar, ir em frente. Algumas situações são até fáceis. Outras, nem tanto. E tem aquelas que são difíceis.
Das mais fáceis, podemos citar aquela em que entramos em conflito sempre que nos encontramos com determinada pessoa ou quando tratamos com ela de certo assunto. A solução seria diminuir o contato com essa pessoa ou evitar tratar com ela temas polêmicos. A amizade continua, as brigas diminuem e os desgastes desaparecem. Assim, você evita conflitos desnecessários, sem afastar ou excluir a pessoa.
As relativamente difíceis exigem mais cuidados. Podemos tomar como exemplo os conflitos constantes com pessoas da família ou colegas de trabalho. Nesse caso, fica mais difícil evitar contatos ou certos assuntos. Não é fácil evitar. Parece até que o jeito é sofrer com a situação ou romper com o relacionamento. Mas, tem solução mais sábia – enfrentar os pontos conflitantes e contornar as divergências. Não é fácil, mas é possível.
As mais difíceis exigem muita mais competência e sabedoria. O primeiro passo é enfrentar o conflito. Isso leva a uma reflexão profunda sobre as verdadeiras causas. Ajuda a definir como administrar o conflito. Ajuda também a identificar a mudança de postura. Como exemplo de situações conflitantes com elevado grau de dificuldade, podemos citar a busca de posicionamento correto com relação aos conflitos e questionamentos de ordem profissional, espiritual, amorosa, corporal, relacional e como cidadão. Esses conflitos são angustiantes. E o melhor é mesmo enfrentar um a um, até encontrar uma definição que traga a paz e produza a felicidade. Por incrível que pareça, é salutar e indispensável haver o conflito. Neles, aprendemos e crescemos. Entendemos melhor a vida e as pessoas. Ficamos mais preparados para outros embates e conflitos. Gera amadurecimento. Atingimos a plenitude da vida.
Um maravilhoso exemplo de conflito saudável encontrei numa entrevista recente com o escritor e filósofo Suiço, Alain de Botton, que ficou famoso ao colocar a filosofia a serviço da vida cotidiana. Seus escritos lançam um olhar filosófico sobre questões existenciais contemporâneas. Depois de comentar sobre os mais diversos problemas existenciais do nosso tempo, o entrevistador perguntou se ele se arriscaria a apontar aquele que é o maior drama existencial hoje em dia, ele respondeu: “o conflito entre a ganância individual e o bem estar coletivo”.  Fiquei perplexo e feliz. Perplexo, porque já sabia da individualidade reinante, mas desconhecia do conflito quanto ao coletivo. Fiquei feliz por saber que o homem moderno pensa no individual, porém a maioria já se preocupa e se angustia quanto ao destino do coletivo. Preocupar-se, para mim, já é um grande passo, aliás, o passo mais importante. Sem ele nunca ocorrerá mudança de conduta.
Nesse sentido, existem três tipos de pessoas: 1- as que sempre se preocuparam com o outro, com o coletivo; 2- as que começaram a se preocupar e buscam uma nova postura; 3- as que continuam se regendo apenas pelo individualismo. Reflita sobre qual dos três você faz parte. Dependendo da resposta, parabéns; siga em frente, você consegue; ou cuidado, mude enquanto é tempo.

José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com