Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Um pedido diferente


Chegou o mês de dezembro. Termina mais um ano. O ano anterior está indo embora, com todas as suas frustrações, decepções, cansaços ou mesmo vibrações, alegrias e disposições. Bom para uns, ótimo para outros e péssimo para muitos. O fato é que logo mais, o ano que se finda, já não mais existe. Passará a ser apenas história, recordação. Se alguma coisa durante este ano não deu certo ou grave erro cometemos, não tem como retornar e corrigir. O tempo não volta, é implacavelmente dinâmico. As falhas ou omissões nele ocorridas só podem ser reparadas no próximo tempo. Daí porque a vida é sempre uma oportunidade. Apesar do tempo não voltar, sempre surge um novo tempo.
Assim, o iniciar de um novo ano é sempre uma esperança, pois nele temos uma nova oportunidade para realizarmos aquilo que no ano anterior não conseguimos. O iniciar de um ano é sempre o renascer de uma esperança. Daí porque sempre no limiar do ano novo costumamos ter propósitos novos, ou renovados, e aproveitamos as expectativas para fazer pedidos. Pedidos de proteção à saúde, de oportunidade de novo emprego, de êxito nos empreendimentos, de acertos no relacionamento amoroso, de equilíbrio na vida interior, de realização na vida emocional.
Por outro lado, também nos preocupamos com o destino da sociedade brasileira. Ela precisa  consolidar o seu caminho e isso não é fácil. Acredito que cada um de nós tem sempre o desejo de presentear nosso país com uma vida melhor. É isso que a nova geração aguarda ansiosamente. Antes, nós duvidávamos que isso acontecesse. Tratava-se apenas de um sonho, de uma esperança de que isso viesse acontecer logo. Havia uma oscilação muito grande, uma verdadeira mistura de esperança com descrença, ora prevalecendo um, ora outro.
É justo que aproveitemos o início do novo ano para pensar e repensar sobre nós, sobre os nossos e sobre a sociedade brasileira. E nessa sociedade brasileira estão incluídos não só os problemas nacionais, mas acima de tudo os problemas do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso Estado e da nossa Região. Também está incluída em nossa sociedade a preocupação com os países do Sul da América, com os países devedores, com os países da América Latina, com a crise dos países considerados até então inabaláveis, com a instabilidade da da zona do euro e com as transformações e turbulências do mundo Árabe
Toda essa preocupação é correta e muito necessária. Porém, a maior delas deve ser com a nossa própria pessoa. Não no sentido do prevalecimento do ego, mas, no sentido de nos encontrarmos, de nos organizarmos no mundo interior para nos tomarmos saudáveis, fortes e preparados para ajudar outros. Nesse sentido, quando estamos bem, temos condições de ajudar ao próximo. Daí porque a nossa preocupação deve ser com os outros, mas sem esquecer que se não estivermos bem, nada ou quase nada podemos fazer pelos demais. É esse o critério utilizado pela tripulação de uma aeronave, quando fornece orientação a os passageiros, em caso de faltar oxigênio: “coloque a máscara primeiro em você e só depois na criança”. É que, se não estivermos saudáveis, dificilmente podemos socorrer alguém.
Cabe, portanto, agora, no momento em que termina um ano e outro se inicia, fazermos propósitos com relação a todos os ângulos da nossa vida, não se esquecendo de pedir a Deus que nos ajude em todos os momentos, principalmente naqueles que mais vão exigir de nós e  nos  proporcionar um crescimento como pessoa. É crescendo como pessoa que podemos ajudar o nosso próximo e o mundo em que vivemos.
A nossa prece nesse início de ano deve ser diferente das que costumeiramente são feitas. Deve ser direcionada a conseguir um crescimento como pessoa na condição de criatura feita à imagem e semelhança de Deus.

José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com