Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

quarta-feira, 12 de junho de 2013

EXISTE A IDADE CERTA PARA COMEÇAR A NAMORAR?

Já houve tempo que os pais estipulavam 15 anos para as meninas e 18 para os meninos, embora o controle maior fosse com relação às meninas.  Algumas obedeciam, mas para outras, o jeito era namorar escondido. Hoje, ainda há recomendação, porém sem muito rigor. Mas, realmente há ou não a idade ideal para emplacar o primeiro namoro? Se há, baseado em que ela foi a escolhida?
Por força da enorme variedade de tipos de pessoas, acredito que nenhuma idade pode ser eleita. Existe, sim, a idade ideal para cada pessoa, mas não uma única para todo mundo. Seria o mesmo que impor o manequim 42 para todos. Para uns ia ficar apertado ou folgado; para outros, o tamanho ideal.
Analisemos as situações a seguir: a) uma menina no início de sua adolescência é feliz em ter amigas, mas não tem nenhum interesse em namorar; b) um menino gosta de estar só ou com certos amigos, mas não passa por sua cabeça namorar tão cedo; c) um menino, em pleno Infantil III, gosta dos amigos, mas tem uma paixão pelas amigas e já escolhe uma para dizer que é a sua namorada; d) uma menina, ainda na 2ª. serie, já sonha com o seu príncipe e demonstra uma grande dosagem de romantismo. Como determinar a idade x ou y para todos eles começarem a namorar? Como se percebe, idade não é o mais importante.
Importante mesmo é apresentar aos nossos filhos ou alunos, princípios e orientações sobre o namoro. Tais ensinamentos serão os guias, o norte de toda a relação amorosa e servirão para a vida inteira.
Idade certa não vem ao caso, pois ela depende da maneira de ser de cada um. Isso não significa falta de limites. Significa apenas o respeito às diferenças individuais. Uns podem começar mais cedo, outros mais tarde. Não devemos nos angustiar com isso. Trata-se do tempo de cada um. Descobrir esse tempo é uma boa tarefa e um grande desafio para ser tratado em conjunto, pais e filhos ou orientadora e alunos. Tudo numa boa. Sem estresse, sem pressão. Naturalmente chegaremos a uma sábia conclusão.
Criticas ou incentivos para demorar ou apressar o namoro, via de regra, não funcionam bem. Precisa-se ter muito cuidado quando tiver de entrar nessa área. Às vezes é necessário. A situação justifica. Mas, em todo caso, só com muito respeito às particularidades de cada um. Ai sim, as possibilidades de acertos são bem maiores.

Famílias e escolas devem trabalhar bem, preferencialmente em conjunto, a questão do namoro. Essa fase é rica em aprendizagem. É nela que ocorre a verdadeira preparação para a futura relação conjugal. Apesar da delicadeza do assunto, é muito prazeroso orientar os filhos ou os alunos que cuidamos sobre a beleza da vida amorosa. Feliz dia dos Namorados.
José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com