Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

quarta-feira, 16 de maio de 2012

OLHAI PARA OS LÍRIOS DO CAMPO.



“Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam, 
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.  A simplicidade desse texto é impressionante. Traz lições grandiosas. Envolve a figura extremamente simples de uma plantinha que produz flores lindíssimas, de cores variadas. Faz parte (Mateus 6:28) do famoso Sermão da Montanha, proferido pelo Mestre dos Mestres, Jesus.
Sabiamente foi utilizada a forma imperativa: olhai! Ecoa como uma chamada à percepção da beleza das atitudes simples. Isso, diante de um mundo cada vez mais sofisticado e complexo, significa um contra ponto na maneira como temos percebido a vida. Trata-se, pois, de uma ordem, em forma de uma advertência. Cumpre-nos, pois, simplesmente, segui-la.
Em educação essa postura é fundamental. Podemos tirar grandes lições do cotidiano. Selecionei as mais recentes. Em todas elas estavam embutidas grandes lições. Eis algumas, para a sua apreciação. Olhai para elas com percepção e carinho.
Olhai para o Bruno. Ele presenciou um senhor caindo da bicicleta e postar-se no chão, sangrando muito. Parou, cuidou dele e o conduziu a um hospital. Não sabia de quem se tratava. Só depois, descobriu ser uma autoridade.
Olhai para uma senhora que estava no restaurante e viu quando uma mãe partiu para agredir com palavras a pessoa que tomava conta dos brinquedos. O incidente foi por conta da censura ao comportamento de seus filhos. Essa humilhante cena durou muito. Até que a senhora resolveu defender a colaboradora, mostrando que a advertência deveria ser aos seus filhos. Eles, sim, estavam humilhando a colaboradora. Revidou com veemência a atitude grosseira dessa mãe e mostrou seus erros na educação dos filhos. Que coragem e como fez com sabedoria.
Olhai para uma jovem aluna de colégio classe A. Ela estava indo apressada, em direção a sua sala de aula, quando uma zeladora com as mãos ocupadas deixou o cabo da vassoura cair para o lado, atrapalhando a passagem. Essa jovem, mesmo estando atrasada, teve a iniciativa de se aproximar, parou e levantou a vassoura. Continuou apressada, para não perder a aula. Fiquei encantado com essa atitude. Adorei presenciar a sena!
Olhai para uma senhora distribuindo comida aos gatos, na praça que eu faço as minhas caminhadas. Ela tem o costume de fazer isso todos os dias. Fiquei pensando e conclui que essa pessoa era uma mulher virtuosa. Que lição!
Olhai para a crescente troca de gentileza no trânsito. Antes, quase não havia. Hoje, na maioria dos casos, a pessoa beneficiada, gentilmente, agradece com o dedo polegar para cima, com uma pequena buzinada ou baixando o vidro e acena agradecendo. Recentemente, aprendi mais uma maneira de agradecer a gentileza no trânsito. O carro que atendi permaneceu na minha frente. A pessoa então deu um pisca alerta bem rápido e parou. Adorei a criatividade!
Olhai para os lírios do campo. Olhai para “os lírios” da vida urbana.

José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário