Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Leitura de texto e dos fatos

A vida nos ensina, e também exige, que na trajetória da vida é de fundamental importância crescer no entendimento de tudo que acontece ao nosso redor, mesmo que seja de forma lenta, contanto que seja constante. Quem assim procede amplia, e muito, o seu conhecimento, sua experiência e pode tornar-se um sábio, portanto um mestre. Dessa forma, nós que somos operadores da educação, compreendendo como tais, você que está lendo, pois todos nós somos educadores, os pais, os familiares, os professores, todos os que trabalham em instituições de ensino, líderes religiosos, quem, de uma maneira ou de outra, é considerado formador de opinião, líderes comunitários, síndicos de condomínios e quem exerce qualquer autoridade, temos a responsabilidade, e nos é imposta a obrigação, de crescer no entendimento correto das informações e dos fatos sociais e, o mais precioso, ser um agente da educação, buscando sempre abrir a mente dos que fazem parte de sua convivência ou área de sua atuação. Se assim proceder, estará construindo uma sociedade mais consciente e ciente de tudo que acontece. Se for omisso nessa missão, estará colaborando para aumentar os que têm olhos mais não vêm; têm ouvidos mais não escutam; têm a informação, mas não entendem; presenciam os fatos, mas não interpretam. Não é complicado proceder como mestre. Basta querer e valorizar essa atuação, nos mínimos detalhes: induzir a seguir as placas, em vez de dizer onde fica o local procurado; indagar se já verificou nos lugares costumeiros, antes de informar onde está o objeto; pedir para interpretar uma manchete de jornal ou explicar o sentido de determinada foto; identificar matérias no jornal ou num livro; analisar a tristeza da mãe ou o desaponto do professor; interpretar o texto numa propaganda, nas instruções do professor, do médico ou do síndico. Isso faz uma grande diferença!
     
José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com                                  

Opinião sobre a Lei Seca.

MIRAGEM 


Um forte desejo ou uma ânsia muito grande pode gerar distorções e até ilusões de óptica. É isso o que acontece no momento com relação à Lei Seca. De tanto se desejar um mundo melhor e uma sociedade mais pacífica, vislumbra-se, de imediato, que a simples proibição da venda de bebida alcoólica, após determinado horário, será o suficiente para atingir o patamar da tranqüilidade. Na verdade, vai contribuir e muito. Mas, a empolgação com o advento dessa lei, é algo preocupante. Tem efeito anestésico. Adormece a população e as autoridades. E como resultado, a análise mais profunda e as ações mais urgentes ficam postergadas. 

José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com