É bom trabalhar com alternativas. Caso uma situação não dê certo, já temos planejado outro caminho a seguir. É prudente que assim procedamos em todos os aspectos da vida. Principalmente no campo educacional, onde devemos estar sempre em busca do melhor caminho. Mas, nem sempre isso é possível. Muitas vezes nos faltam idéias e disposição. É comum, em determinada situação, nos acharmos literalmente perdidos e sem contar com quem nos ajude a encontrar um caminho alternativo, uma nova maneira de olhar a situação. Nesse momento é necessário recorrer ao que a psicologia nos oferece: criar janelas alternativas. Isso não é complicado, basta exercitar um pouco. Tomemos por base um problema que nos aflige: a violência nos estádios. Está incutido na mente de muitos torcedores que torcer só é bom quando se tem uma exagerada paixão pelo seu time e uma violenta rejeição ao adversário. Daí a grande violência nos estádios. Para neutralizar essa situação, todos nós que operamos em educação, devemos incutir outro valor na mente dos que nos são próximos: esporte é bom quando é saudável; torcer é super legal, quando não violenta ninguém. Assim, quando vier em mente a violência, surge a janela alternativa “esporte tem que ser saudável”. A prática de utilização de janelas alternativas enriquece muito o processo educacional, podendo ser aplicada em toda e qualquer situação.
17/01/2011
José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
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