Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

sexta-feira, 27 de maio de 2022

A BELEZA DO DIREITO E A FELICIDADE HUMANA









 Nos dois anos iniciais do meu Curso de Direito na UFC, por volta dos anos 1966 e 1967, ouvi de dois Professores, ambos Catedráticos, os reais motivos porque escolheram fazer Direito. Um disse, porque “o Advogado pode falar mais alto”; o outro disse, porque “a finalidade do Direito é a felicidade humana”. Essas confissões foram em momentos diferentes, mas ambos em sala de aula.

Essas duas respostas ficaram na minha mente, mas logo optei pelo conceito da felicidade humana e segui esse entendimento durante toda a minha trajetória de Advocacia.

Alguém pode achar estranha a junção que utilizei entre direito e a felicidade humana. Porém, não foi por mera admiração pelo Direito. Acima de tudo, foi pelo modo como o Direito surgiu. Ele veio com a finalidade social honrosa de proporcionar o relacionamento humano harmonioso, buscando evitar assim conflitos intermináveis ou desnecessários. Mesmo que para alguns os Advogados gostam mesmo é de confusão, na verdade a advocacia presta um grande serviço social e muitos advogados primam pela saudável solução de conflitos.

Portanto, todos nós que atuamos como operadores do Direito temos a nobre missão de buscar e proporcionar a felicidade humana, mesmo, e principalmente, que seja diante de um conflito. Ter conflito entre os humanos e quase normal. Normal porque a divergência sempre existirá, restando a todos nós um esforço incansável para minimizar as suas consequências e minorar o sofrimento humano.

Concluo, fazendo um apelo aos colegas da Advocacia, no sentido de que ajam sempre com uma forte inclinação para resolver as demandas da forma mais justa e sábia possível, com uma premissa interior muito forte de que se depender dele, haverá paz com todos os seres humanos a começar por ele, o próprio Advogado. Assim, haverá paz na terra. Com certeza!

Nada é impossível ao ser humano. Tentar ser um agente da paz e do bom direito, mesmo no exercício da Advocacia, é possível sim!

                                       José Milton de Cerqueira – Educador e Advogado.

                                                                                                     Maio de 2022. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário