Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mudança de Moradia e de Estilo de Vida.


Mudar é uma exigência da vida moderna. Muda-se de emprego, de curso, de igreja, de cidade, de bairro, de carro, de amizades, de amor... e assim vai. Mas, às vezes, a mudança é apenas uma imposição da idade. Esse é o meu caso. Morei de janeiro de 1974 a julho de 2012, na mesma casa. Foram, portanto, 38 anos e 7 meses. Eu e Solange fomos para lá com apenas uma filha, a Andréa, mas depois nasceram os demais, Hildebrando, Eduardo e Rafael. Nessa casa, fomos felizes em todos os momentos de nossa vida. Lá curtimos a nossa vida conjugal, a infância deles, a adolescência, a juventude e a vida adulta. A casa é a nossa cara! Depois, cada um foi encontrando o seu amor, definindo a sua vida conjugal e construindo o seu novo lar. Assim, fomos devagar ficando sós. Por um bom tempo, isso não nos incomodou. Só depois é que começamos a perceber que a casa era grande demais para nós dois, mesmo tendo, a partir de 2010, a companhia extremamente agradável do Rafa e da Megan. A nossa idade foi avançando, chegamos na maturidade plena, já somos idosos. Ai, decidimos que era melhor morar em apartamento, de preferência em um condomínio bem gostoso, com uma área livre digna de se gostar. Encontramos. Amamos o amplo local e o apartamento pequeno, mas muito gostoso.
A mudança de moradia exigiu uma mudança no nosso estilo de vida. Essa foi a parte mais desafiadora. Foi um repensar total! Mais de 38 anos numa casa grande criou em nós, um tipo de estilo de vida. Agora tinha de ser construído outro, bem diferente. Conseguimos. Estamos curtindo o novo tempo. Para tanto foi necessária muita mudança: de arquivo, de móveis, de hábitos e de curtir as coisas. Não foi fácil desprender. Mas, sentimos que era necessário. Foi o que fizemos, embora em certos momentos, a angústia e a insegurança nos ameaçavam. No fim, deu tudo certo. Já estamos adaptados e felizes. Curtindo o nosso novo tempo. Considerando se tratar de uma experiência exitosa, compartilho com os meus amigos e leitores. Agradeço a Deus a Sua presença constante. O momento era delicado. Sem Ele seria impossível o acerto tão desejado. Peço que Ele ajude e abençoe a todos aqueles que precisam passar por mudanças.

José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com


9 comentários:

  1. A vida é feita de mudanças.Sofre menos quem acompanha com leveza, com ar positivo, e sempre tirando o melhor proveito da situação. Por isso sempre digo: é muito importante curtir bem cada etapa da vida, pq passa e fica a saudade!.Sei e estou ,e estou me preparando em breve para fazer o mesmo. Parabéns pelo novo ninho. Eu conheço esse condomínio. É maravilhoso! Estão de parabéns. Bjo na Solange.
    Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaande Jacqueline. Adorei o seu comentário. Agradeço.
      Desejo sucesso nas suas futuras mudanças.

      Excluir
  2. Aquela casa fez parte da minha infância também.. Até eu fiquei saudoso agora. Kkkk.. Mas assim como a "Israel Bezerra, 183" foi lugar de felicidade, de momentos que vão deixar saudade, o novo endereço será tudo de bom! A casa ficou, mas o lar os acompanhou. Um abraço, tio Zé Milton, tia Solange, Rafa e Megan!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo comentário.Agradeço. Vamos marcar um dia para você curtir o nosso novo lar.Abraços.

      Excluir
  3. Vocês são um exemplo para todos nós. Poucos são os que conseguem passar pela vida tendo sempre o presente como o tempo da "minha época". Vocês são de 1970, 1980, 1990 e principalmente de 2012. A cabeça de vocês é mais atual do que a de muitos jovens. Isso mantém vocês vivos e relevantes, tendo sempre o que ensinar, continuando sempre a aprender. Deus abençoe vocês.
    Filho, Hildebrando

    ResponderExcluir
  4. Ahh eu sei onde é esse apartamento! Que Deus abençoe seu novo lar, e proporcione momentos de muita felicidade!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Sr. Milton, por acaso me deparei com um comentário seu na página do Prof. Ednilton e como curiosa que sou entrei no seu perfil para saber se o conhecia, já que estudei no 7 de setembro de 1982 a 1985, quando terminei o Terceiro ano. Estudei lá com bolsa de estudos integral, depois fiz turismo na Unifor com crédito educativo e comecei minha vida, ao 29 fui mãe pela primeira vez e aos 36 pela segunda. Dois meninos maravilhosos, que eu dedico todo o meu tempo e minha vida a eles, até porque eles são a razão de tanta luta. Mas ontem me deparei com uma mudança que está pertinho de acontecer, no máximo até o final do mês. Ficarei desempregada. Meus filhos não estudam no 7 de Setembro, não posso pagar, mas estudam no Tiradentes que está dentro das minhas possibilidades, meu mais velho que está no segundo ano, faz inglês no CLEC e temos uma vida confortável dentro do meu limite (sou pai e mãe deles, inclusive em questões financeiras). Ontem me vi caindo num abismo sem fim, ontem te juro, tinha um nó enorme na minha garganta e eu segurei para que eles não sentissem, não é fácil mudança, não é fácil recomeçar. Eu sou forte, sei que vou conseguir, mas tenho medo, afinal estou com 45 e a idade pesa no mercado de trabalho, há 14 anos sai do ramo de turismo e parti para vendas. Obrigada por sem querer ter me dado um fio de esperança. Deus te abençoe, seu blog é muito bom, adoro ler e aprender. Silvana Santiago.

    ResponderExcluir
  6. Estimada Silvana.
    Adorei o seu comentário. Fez-me um bem enorme. Serviu como incentivo para eu continuar escrevendo sobre as lições do cotidiano. Serviu também como resposta de Deus ao meu propósito de ser útil às pessoas e continuar lutando por um mundo cada vez melhor.Foi através do seu texto que eu tive essa agradável sensação.Por isso, sou-lhe grato pela iniciativa.
    Constatei que você é uma pessoa virtuosa: lutadora, corajosa,com propósitos firmes e determinados,amante da família, dos filhos, humana e de belos sentimentos.Passei a admirá-la.
    Peço a Deus que lhe oriente e ajude a conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. E que seja logo, logo.
    Receba um grande abraço. Desculpe-me pela demora em expor os meus sentimentos diante do seu texto.
    Milton Cerqueira

    ResponderExcluir