A
preocupação em aferir se o dia a dia da comunidade está
sendo afetado pelas atividades desenvolvidas pela escola, ainda é muito recente
e pouco praticada. Nesse sentido, o mundo empresarial partiu na frente e já tem
em sua estrutura um setor ou alguém monitorando e avaliando o relacionamento
com a comunidade vizinha à empresa. A conclusão que chegaram é que a comunidade
não pode ser vista como uma inimiga, mas como parceira.
Mesmo
não sendo a maioria, boa parte das escolas já tem agido ou
procurado agir da melhor forma possível com a comunidade. Para o bom
entendimento do assunto e servir de inspiração para os dirigentes educacionais,
eis alguns exemplos de práticas exitosas.
Havia
um bar muito próximo à faculdade e, muitas vezes, o som dos
carros atrapalhava demais as aulas, como também incomodava a vizinhança. A
direção procurou o proprietário do bar, relatou o problema e pediu ajuda na
solução. Reuniram-se outra vez e pactuaram que seria colocado um cartaz sobre o
assunto. Os garçons foram orientados a abordarem os clientes de forma gentil e
na busca de um convencimento. O resultado foi excelente. O principal foi o bom
relacionamento que ficou entre a faculdade e o bar.
Um
grande colégio foi construído bem próximo a uma comunidade
carente. A obra incomodava os vizinhos. A atividade da escola ia alterar a
rotina da comunidade. O Diretor, percebendo que isso não era bom, procurou o
líder comunitário, convidou-o para visitar a obra e conhecer como a escola ia
desenvolver o seu trabalho. Instalou-se um clima de relacionamento formidável e
duradouro.
Uma
faculdade foi transferida para um prédio de vários andares. O
diretor percebeu que ia alterar a rotina da vizinhança. Ficou preocupado.
Resolveu redigir um texto expondo a chegada da faculdade e colocando-se à
disposição para solucionar qualquer problema. Foi às salas de aulas e orientou
os alunos a respeitar a vizinhança, zelando pelo merecido sossego dela.
No
Conjunto Ceará, uma escola ao completar 30 anos de
existência resolveu realizar uma alvorada, acordando a vizinhança com músicas
agradáveis, tocadas pela banda que desfilava nas ruas próximas. Era o “BOM DIA
CONJUNTO CEARÁ”, que a escola carinhosamente oferecia. As emoções tomaram conta
de todos.
Muitas
outras ações podiam ser citadas, mas as acima
compartilhadas são suficientes para mostrar que atitudes gentis e respeitosas
geram um relacionamento saudável e duradouro.
José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com
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