Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

segunda-feira, 27 de junho de 2022

OS DESAFIOS DA RECUPERAÇ ÃO EDUCACIONAL.

 

                     Aproxima-se o segundo semestre. É chegado o tempo de recuperar os alunos que estão com notas abaixo da média. Agora, o processo de recuperação vai acontecer com mais intensidade.

                    Cada estabelecimento de ensino, com certeza, vai administrar esse momento, rigorosamente dentro do que está previsto no seu Regimento e na sua Proposta Pedagógica. Supõe-se que a forma de como a escola vai proceder, já deve ter sido amplamente divulgada junto aos pais, alunos e professores, através da Agenda e dos demais comunicados da escola.                 

                   Apesar de essa prática já ser antiga, na verdade ela sempre vem acompanhada de questionamentos,     preocupações e angústias. Isso porque, afinal de conta, está em jogo reprovar ou promover o aluno. Por isso que, na verdade, o processo de recuperar o aluno, tornou-se quase sempre uma questão mal resolvida. A rigor, ninguém está plenamente satisfeito com os resultados obtidos no processo de recuperação. Tem-se a sensação de que “podia ser melhor”.

 

UM NOVO OLHAR É PRECISO.

                   Preliminarmente, é salutar fazer uma análise dos preparativos e dos cuidados de Recuperação em outros segmentos. Na MEDICINA, por exemplo, quando necessitamos recuperar a saúde, marcamos consulta, fazemos exames, compramos remédios, passamos por uma serie de procedimentos, até conseguir recuperar a própria saúde. Outro exemplo é na ODONTOLOGIA. Para recuperar um dente, passamos por vários momentos. Deixamos de trabalhar, suspendemos tudo, ficamos um bom tempo na cadeira de boca aberta, até a conclusão de todos os procedimentos. No final, é só felicidade. O dente foi recuperado. Na ENGENHARIA, acontece o mesmo esforço para recuperar algo que não estava bem. Basta perceber, quando a via pública passa por processo de Recuperação.  Haja desvios e trânsito lento! Outro sacrifício é quando precisa recuperar um carro. A mobilidade fica prejudicada. Transtorno total em nossa rotina. Suportamos tudo isso para voltar a ter um carro totalmente recuperado.     .

               Tudo isso foi dito para despertar um novo olhar na análise da Recuperação Educacional. Com esse novo olhar, facilmente se descobre que além de recuperar a NOTA, é necessário entender que antes é preciso recuperar o CONTEÚDO. Para tanto, é indispensável recuperar o ALUNO. Por certo a maneira de ele administrar os estudos e a sua vida pessoal, não está surtindo o efeito necessário da aprendizagem. A sua rotina deve ser revista, principalmente quanto às horas destinadas ao sono, à distração no celular, diversão, exercícios, estudos...

               Se não houver uma visão tridimensional na análise da Recuperação Educacional, dificilmente conseguiremos resultados exitosos. Ai continuaremos com os nossos questionamentos e angústias, entendendo que “podia ser melhor”.                

                Esse é o grande desafio!!!