Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

sábado, 10 de dezembro de 2011

Uma pessoa especial


Todos nós temos admiração por alguém, porque neste ou em algum lugar, em determinado tempo, procedeu de modo tal que passamos a admirá-lo. Esta pessoa passou a ser alguém especial para nós. São as admirações da vida. Às vezes, nem conhecemos tal pessoa, mas o seu gesto nos causa admiração; nem presenciamos a sua atitude, mas, ao tomarmos conhecimento desta, percebemos a sua dignidade; todos se admiram do gesto honroso, mas às vezes só nós percebemos a nobreza da ação.
Recentemente me deparei com uma pessoa que agiu de maneira tão compreensiva que para mim ela se tornou uma pessoa especial. Trata-se de um motorista de táxi. A sua aparência era de um homem sofrido, pois as marcas do trabalho já se revelavam no seu semblante. Possuía aparência de homem pobre. Seu trabalho era dirigir um carro com aspecto de que precisava de reparos. Era exatamente nesse veículo, como motorista de táxi, que ganhava  o pão. Conheci-o perto do Palácio da Abolição. Precisava eu de um táxi e o vi se aproximando. Pedi-lhe para parar e disse que desejava ir em direção contrária ao que ele ia. Olhou para os lados e fez uma curva ali mesmo, não percebendo, porém, que vinha uma camioneta  4x4 com uma certa pressa. Isto aborreceu o motorista desse carro de luxo, que reagiu, diminuindo a marcha do carro, baixando o vidro e gritando a famosa frase: “F... da P...!”. Fiquei em silêncio e ele disse um pouco nervoso: “tem razão, tem razão... eu realmente fui um F... da P...”.  Continuei calado e ele repetiu: “Eu errei e quando eu erro não discuto, aceito as conseqüências do erro. O motorista do carro de luxo me chamou de F... da P... e tem razão. Apenas não fiz de propósito, apesar de saber que este lugar não é para fazer curva”. Pensei comigo mesmo: Quantas brigas na rua por causa de desentendimento e este humilde homem age de uma maneira tão pacífica! Então disse para ele: “Muito bonito o seu gesto. Se todos agissem assim ,a violência urbana seria bem menor” . Dei-lhe os parabéns e sugeri que agisse sempre desse modo, pois assim procedendo, além de evitar confusões, serve de exemplo para outras pessoas também agirem com prudência diante de erros seus ou de outros.
Para mim este motorista de táxi passou a ser uma pessoa especial. No meu modo de entender o feito dele é digno de uma medalha de ouro, de um prêmio Nobel ou DE COLOCÁ-LO NO “PODIUM” DO GRANDE PRÊMIO DE FÓRMULA ÚNICA DE FAZER REINAR A PAZ ENTRE OS HOMENS. Não se trata de um exagero meu. Realmente fiquei admirado de tanta nobreza em um simples motorista de táxi. Lembrei-me de certa ocasião, ocorrida há alguns anos, quando um homem de muitas posses vinha em sua “cabine dupla”, em plena Avenida Beira Mar e outro carro atrapalhou a sua intenção de mudar de faixa. Ele reagiu com tanta violência que causou pânico em muitos pais que por ali passavam com seus filhos. A violência consistiu em puxar uma arma, querendo de qualquer modo procurar o motorista do outro veículo para matá-lo. Ainda bem que o engarrafamento do trânsito não o permitiu. Comparando os dois gestos e vendo a necessidade de uma maior paz social, claro que a atitude do motorista de táxi me serviu de lenitivo para suavizar a dor das decepções causadas pelas reações dos dois homens “rico” já citados. Serviu também, como forte dosagem de fé no homem e na sociedade. Eis porque, para mim, este motorista é uma pessoa especial e para ele fica aqui a minha homenagem.
Esse registro só atingirá o seu objetivo maior, se você, que agora dele tomou conhecimento, passar a agir, sempre que for necessário, igual ao motorista, aliás, ao BOM CIDADÃO MOTORISTA DE TAXI, compreendendo as pessoas e suavizando os atritos provocados pelo corre- corre da vida que , quase obrigatoriamente, levamos nos dias de hoje.

José Milton de Cerqueira
Educador e Advogado
jmcblogger@gmail.com