Boas vindas

O objetivo principal deste blog é edificar vidas.

Os artigos e informações aqui contidas visam tão somente tornar as pessoas mais conscientes de si; seguras na busca do entendimento sobre o mundo, os fatos, as pessoas; acreditem mais na construção de um mundo melhor e na beleza da criatura humana. Bom proveito !

Google Translator

sábado, 20 de agosto de 2022

TEMPO DE NAMORO E ÊXITO NO CASAMENTO


 Já participei de muitas palestras e estudos a respeito de vida conjugal. A minha carga horária dedicada a esse importante assunto é enorme. Daria um Pós Doutorado. 

Uma dessas palestras, algo me chamou a atenção. O palestrante indicava que era importante ter um bom tempo de namoro para o casamento ser bem sucedido.

Adorei esse ensinamento, pois passei cinco anos curtindo o namoro, o compromisso e o noivado para depois chegar ao casamento. Na época da palestra eu já tinha quase quarenta anos de casamento bem sucedido.

Acontece que uma pessoa levantou a mão e discordou desse conceito. Alegou que no primeiro casamento, namorou mais de sete anos e a vida conjugal foi um desastre, enquanto no segundo casamento, namorou menos de um ano e vida conjugal foi e está sendo uma bênção na vida dele, já decorridos mais de dez anos.

Aí cheguei a conclusão de que teorias e regras sobre casamento são relativas, pois dependem, em cada caso, da postura dos envolvidos e de fatos externos à vida conjugal. Portanto, não há prescrição de receita padrão e sim receita específica para cada caso, após analisar todos os sintomas e acompanhar bem as possíveis reações.

As recomendações de especialistas no assunto e de pessoas próximas aos cônjuges NUNCA devem ser desprezadas. São frutos de experiência e estudos. Todavia, devem ser analisadas, com profunda reflexão, até chegar as suas conclusões pessoais. Adicione-se a isso, o pedido a Deus para assumir o Comando e lhe conceder sabedoria e entendimento nas decisões que venham a ser tomadas.

                                                       Dr. José Milton de Cerqueira 

                                                          Educador e Advogado

                                                                                   Fortaleza, agosto de 2022.